Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Resiliência e aprendizado: campo de sobrevivência do CFO
Início do conteúdo da página

Resiliência e aprendizado: campo de sobrevivência do CFO

Publicado: Terça, 11 de Julho de 2023, 14h55 | Última atualização em Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 12h19

     Entre os dias 3 e 7 de julho, oficiais-alunos do Curso de Formação Complementar do Exército (CFO) participaram do último exercício de longa duração do período básico, o Campo de Sobrevivência.

     Em atividades militares, é necessário, por vezes, desempenhar missões no terreno e permanecer nele por mais tempo que o planejado. Diante disso, os militares devem conhecer técnicas de sobrevivência, a fim de se manterem vivos e em condições de combaterem. O preparo para enfrentar as situações adversas e inesperadas foi realizado por meio de instruções de rapel, ofidismo, abrigos e armadilhas, obtenção de água e fogo, rastreamento e obtenção de alimentos de origem vegetal e animal.

    A instrução de rapel trabalha atributos da área afetiva dos militares e faz parte da formação básica. Os oficiais-alunos aplicaram as técnicas do rapel e de nós e amarrações, empregando equipamentos adequados para a descida do paredão.

      No Brasil, existem aproximadamente 250 espécies de serpentes e, dentre essas, 70 peçonhentas. Com isso, os alunos do CFO tiveram uma instrução de ofidismo, com profissionais da Universidade Federal da Bahia, e foram orientados sobre como identificar os animais e como agir em caso de acidente. Receberam, também, informações sobre outros animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões.

     Houve, ainda, instruções para identificar os tipos de rastros e pegadas; a importância da água e do fogo para a sobrevivência; a confecção de armadilhas e a preparação de alimentos de origem animal e vegetal encontrados na região.

Fotos: Sgt Jáder; Sd Estrela 

registrado em:
Fim do conteúdo da página