Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Curso de Gestão e Assessoramento de Estado-Maior - CGAEM

Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2024, 14h45 | Acessos: 196681

INFORMAÇÕES

 

 

O Curso de Gestão e Assessoramento de Estado-Maior (CGAEM) foi criado por intermédio da portaria nº 395 Cmt Ex, de 9 de junho de 2005, com o objetivo de atualizar e ampliar a capacitação profissional dos oficiais superiores do Exército Brasileiro para o exercício de funções de chefia e assessoramento de Estado-Maior. Este curso funcionou na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) até 2016.

Naquela oportunidade, o Estado-Maior do Exército, por intermédio da portaria nº 484, de 26 de novembro do mesmo ano, determinou a transferência do CGAEM para a Escola de Saúde e Formação Completar do Exército (ESFCEx), onde passou a ser ministrado a partir de 2018.

Em 22 de setembro de 2020, mediante portaria DECEx/C Ex n° 236, a 2ª fase do curso passou a atender às competências profissionais que possibilitem os oficiais superiores do Exército Brasileiro a desempenharem funções de chefia e de assessoramento de Estado-Maior e de Ordenador de Despesas.

O curso em tela é composto de duas fases:

  • A primeira, na modalidade ensino à distância, com carga-horária mínima de 360 horas, consistindo em uma pós-graduação lato sensu em gestão da administração pública.
  • A segunda, presencial, com a duração máxima de doze semanas, englobando as disciplinas de Gestão de Pessoal II, Logística e Mobilização, Orçamento e Finanças II e Comunicação Social.

 

 

Contatos

Local: ESCOLA DE SAÚDE E FORMAÇÃO COMPLEMENTAR DO EXÉRCITO - ESFCEx

Endereço: Rua Território do Amapá, 455, Pituba - Salvador - BA, CEP 41.830-540

email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página